sábado, 16 de julho de 2011

Balzac e o sentimento de um pai

 

à Deriva

- Ah! – exclamou o pai soltando um suspiro. – Criança cheia de mimo! Os melhores corações são às vezes bem cruéis. Consagrar-te a nossa vida, não pensar senão em ti, preparar o teu bem-estar, sacrificar os nossos gostos às tuas fantasias, adorar-te, dando-te até o nosso sangue, tudo isto nada é? Infelizmente, assim o julgas, pois tudo aceitas com indiferença. Para obter sempre os teus sorrisos e o teu amor desdenhoso, seria mister ter o poder de Deus. Depois, chega um outro! Um amante, um marido que nos leva o teu coração.

[Balzac – em “A Mulher de Trinta Anos”]

Em alguns momentos eu acredito que é por ouvir seus amigos homens nos bares, por ter memória [de suas experiências], por crescer ouvindo alguns homens dizer que mulher tem que obedecer, por saber quanto um homem pode rir da “ingenuidade” de uma mulher, por saber das vontades e certezas que alguns homens têm sobre as mulheres que um pai sente todas as dores do mundo ao ver uma filha perdidamente apaixonada. Não é o ciúmes que atormenta-o, é a possibilidade de vê-la chorar por causa de outro homem que não ele.

Balzac já começou me fazendo amá-lo.

5 comentários:

  1. Ai, e por saber o que faz uma mulher a um homem que a ama e como os homens amam com mais verdade (acho que intensidade seria melhor). Por saber como nos olham e como somo TUDO na vida deles e em tantos momentos ingratas, caprichosas, destemperadas, ciumentas... que uma mãe se desespera ao pensar no filho amando outra que não ela.

    Cara, chorei aqui, Cassi, q lindo... parabéns!!

    Beijo

    *acho que é preparando o teu bem estar né? Dá uma olhadinha, arruma lá.

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Rosana. Pelos parabéns e pela correção. =D

    Quando eu li eu também pensei no sentimento da mãe. ai ai...

    ResponderExcluir
  3. Há quanto tempo não apareço, né? Mas a facul me toma o tempo... Parabéns, Cassianne. Como sempre, emocionante.

    ResponderExcluir
  4. Cassi, e eu que não tenho metade das imagens originais! Por ex, a imagem principal do blog foi feito pela Cissa e eu n tenho mais. Achei uma perdida no Google, mas não está no formato exato! =/

    ResponderExcluir

Comentários moderados.